Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Défice só baixou porque nós permitimos aumento dos impostos»

Relacionados

Passos Coelho frisa que correcção do défice aconteceu não à custa de menos despesa, mas de mais receita

O Governo deveria reconhecer que o défice baixou nos primeiros onze meses deste ano à custa do aumento da receita e não da diminuição da despesa. É o que defende o líder do PSD, que pede «transparência» ao Governo.

«E o que seria honesto era dizer: nestes onze meses nós tivemos uma despesa acima do que podemos comportar e o défice baixou porque nós permitimos o aumento dos impostos para o segundo semestre de 2010. Esta é a verdade e a transparência que os portugueses precisam de ter da comunicação do Governo», disse Pedro Passos Coelho, citado pela Lusa, durante o jantar de Natal do grupo parlamentar do PSD.

PUB

«Porque isto os mercados sabem. Não é por eu estar aqui a fazer esta observação que os mercados, de repente, passaram a saber o que se passou. Os mercados sabem isto, mas os portugueses têm direito à mesma verdade: pela primeira vez, o valor do défice baixou, à custa da receita fiscal e dos impostos; não foi por causa da diminuição da despesa».

Segundo o presidente do PSD, uma declaração «de seriedade, daquela seriedade que inspira confiança para o futuro», implicaria o Governo manifestar insatisfação com os resultados deste ano e prometer fazer »daqui para a frente o contrário» do fez este ano. «Era isto que o país apreciaria que o ministro das Finanças ou o primeiro-ministro tivessem dito».

«Nós precisamos de dizer ao país, com toda a transparência, o que se passa: tenha isso que ver com as responsabilidades que o Estado contraiu quando interveio no BPN, com a necessidade de transferir receita extraordinária para o Estado dos fundos de pensões privados, com a necessidade de dar mais transparência às contas do que se passa no Serviço Nacional de Saúde ou nos hospitais EPE ou nos programas Novas Oportunidades ou em qualquer outro programa público que utilize meios e recursos públicos».

PUB

Relacionados

Últimas