Já fez LIKE no TVI Notícias?

S. Social: ministro explica cortes de pensões a 15 de Fevereiro

Relacionados

15 mil pensionistas vão sofrer corte no valor da pensão que, em alguns casos, poderá ser para metade

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, será ouvido a 15 de Fevereiro, no Parlamento, no âmbito dos requerimentos do BE e do PCP sobre os cortes das pensões a cerca de 15 mil pensionistas.

A audição do governante, que terá início às 09h30 da manhã, foi aprovada esta tarde pelos deputados que compõem a Comissão de Segurança Social e Trabalho, na qual foi discutido o requerimento do Bloco de Esquerda para que sejam imediatamente suspensos os cortes das pensões de cerca de 15 mil pensionistas.

PUB

Em causa está o envio de notificações a cerca de 15 mil pensionistas nas quais é referido que irão sofrer um corte no valor da pensão que, em alguns casos, poderá ser para metade.

A 5 de Janeiro, Pedro Mota Soares garantiu, em entrevista à RTP, que a redução do complemento aos pensionistas que já têm outra pensão se traduz na aplicação de uma lei que vem do anterior Governo.

«Estamos a falar de pessoas que recebem para lá da sua pensão um complemento. Sucede que quando têm uma outra pensão e o valor desta pensão ultrapassa o valor do complemento, o valor do complemento deve ser reduzido, é o caso», esclareceu na altura Pedro Mota Soares, salientando que «o Governo está a aplicar uma lei que já vem desde 2007».

Ora, perante esta medida do Governo, o Bloco de Esquerda pediu no mesmo dia explicações a Pedro Mota Soares sobre o envio a «milhares de pensionistas» de notificações onde é referido que irão sofrer um corte para «metade» no valor da pensão.

PUB

Relacionados

Últimas