Já fez LIKE no TVI Notícias?

Algarve: grandes operadores cancelaram negócios e arriscam falências

Relacionados

TUI e Thomas Cook voltam-se para outros mercados fora da Europa. Algarve vai sentir a falta de clientes até Maio

A região sul de Portugal vai perder milhares de clientes estrangeiros nos próximos seis meses. Tudo porque dois dos grandes operadores turísticos mundiais, a TUI e a Thomas Cook, decidiram cancelaram as suas operações para o Algarve, na época considerada baixa.

O jornal «Público» escreve esta sexta-feira que tal decisão pode levar à falência de várias empresas ligadas ao sector turístico a sul do país.

PUB

Os dois operadores apostam agora noutros mercados internacionais - sobretudo fora da Europa - o que poderá agravar o cenário de dificuldades e vir a espelhar-se, inclusivamente, nas contas nacionais, já que tanto a TUI como a Thomas Cook actuam muito com mercados importantes para o Algarve, como o inglês.

A Thomas Cook, por exemplo, decidiu anular as operações a partir do Reino Unido, Irlanda e Escandinávia, já a partir deste mês.

Algarve perdeu 3 milhões de dormidas de estrangeiros

Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), acredita que o Algarve vai «sentir a falta de clientes até Maio por parte daquele que foi o primeiro agente de viagens [1851] do mundo».

Já o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires, diz que o Algarve, na última década «perdeu três milhões de dormidas de turistas estrangeiros, muito devido à mudança de estratégia destes dois operadores turísticos».

E como se tal não bastasse, a Thomas Cook decidiu ainda fazer «um desconto unilateral de 5% sobre a facturação efectuada nos meses de Agosto e Setembro». A AHETA decidiu, por isso, avançar para tribunal.

PUB

Relacionados

Últimas