Já fez LIKE no TVI Notícias?

Prejuízos para turismo europeu chegam a 1.700 milhões

Relacionados

Perdas diárias ultrapassaram 300 milhões, revela Organização Mundial do Turismo

O sector turístico europeu perdeu 1.700 milhões de euros devido à nuvem de cinzas vulcânicas que fechou parcialmente o espaço aéreo europeu, revelou esta sexta-feira a Organização Mundial do Turismo (OMT).

De acordo com o secretário-geral da organização, Taleb Rifai, as perdas diárias ascenderam aos 300 milhões de euros, que se prolongaram pelos sete dias em que mais de 20 países europeus tiveram os seus aeroportos fechados.

PUB

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) já tinha estimado em 1.260 milhões de euros o prejuízo para as companhias de aviação, num impacto mais profundo do que o 11 de Setembro, escreve a Lusa.

Para analisar a situação, a presidência espanhola da União europeia convocou para 4 de Maio, em Bruxelas, uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros dos Transportes da União Europeia para acelerar a adopção do projecto céu único europeu, tendo o Eurocontrol (Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea) como coordenador.

Este projecto prevê a reorganização territorial e funcional do tráfego aéreo europeu, reduzindo a metade os custos de voar na Europa e triplicando a capacidade de tráfego aéreo. Prevê ainda uma redução de 10 por cento no impacto ambiental.

Depois do caos aéreo vivido nos últimos dias, vários líderes europeus pediram que o projecto, cuja conclusão está prevista para 2012, fosse antecipado.

PUB

Relacionados

Últimas