Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates promete: défice vai ficar abaixo de 4,6%

Relacionados

Primeiro-ministro garantiu objectivo a Angela Merkel. Se conseguir, ficará abaixo da média dos países da Zona Euro

O défice orçamental deste ano vai ficar abaixo de 4,6%. O primeiro-ministro garantiu esse objectivo à chanceler Angela Merkel, na reunião de quarta-feira, em Berlim.

O défice português pode assim ficar abaixo da média dos países da Zona Euro (4,6%), um trunfo que José Sócrates levou ontem à chancelaria alemã.

PUB

Pela primeira vez em vários anos, os dados da execução orçamental apontam para uma queda acentuada da despesa pública, que caiu 3,6% nos dois primeiros meses deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado.

Mas neste valor não estão ainda contabilizadas as contas do Serviço Nacional de Saúde e da Caixa Geral de Aposentações.

A despesa corrente primária caiu 3,9%, como resultado dos cortes salariais. Ao mesmo tempo, há uma diminuição dos encargos com os juros da dívida pública.

Apesar de não serem ainda conhecidos os números do lado da receita, todos estes factores ditaram uma redução do défice no mês passado.

Com esta nova meta para o défice, Portugal dá o tudo por tudo para tentar convencer os parceiros europeus e os mercados de que as contas públicas vão entrar nos eixos e que o país está em condições de honrar as suas dívidas.

Esta manhã, os juros da dívida a 5 anos atingiam novo máximo, indiferentes aos elogios de Merkel às reformas que o Governo tem levada a cabo no país.

Já a oposição nacional, não ficou indiferente ao encontro, mas não é consensual sobre o que ele significa para o futuro do país.

PUB

Relacionados

Últimas