Já fez LIKE no TVI Notícias?

Superior: 11 mil colocados na segunda fase

Aumento de 17 por cento de estudantes em relação a 2006

Cerca de 11 mil candidatos ao ensino superior foram colocados na segunda fase do concurso, aumentando para 47.353 os novos estudantes das universidades e politécnicos, o que representa um aumento de 17 por cento relativamente a 2006, informa a agência Lusa.

Segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), 11.707 candidatos asseguraram uma das 13.957 vagas que estavam disponíveis na segunda fase.

PUB

Na primeira fase, ficaram colocados 41.938 candidatos, mas muitos acabaram por não se matricular, deixando para a segunda fase um número de vagas mais de duas vezes superior ao inicialmente previsto. Assim, 20 estudantes conseguiram ainda ocupar um lugar em cursos de Medicina na segunda fase, o mesmo acontecendo em Arquitectura, em que 54 alunos tiveram igual sorte, duas licenciaturas que tinham esgotado as vagas na primeira fase, mas acabaram por disponibilizar algumas para a segunda, por alguns estudantes colocados inicialmente não se terem matriculado.

No conjunto da primeira e segunda fases de acesso ao ensino superior público ficaram colocados um total de 47.353 alunos, mais 6.820 do que no ano passado, uma subida que se deve sobretudo ao ensino politécnico, em que foram colocados este ano mais 4.174 estudantes, o que representa um acréscimo de 24 por cento.

Os resultados da segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público serão afixados na segunda-feira, mas os dados poderão ser consultados na Internet a partir das 21h00 de sábado. As matrículas dos candidatos que ficaram colocados nesta segunda fase vão decorrer ao longo da próxima semana.

PUB

Últimas