Já fez LIKE no TVI Notícias?

Adolescentes com dez horas de aulas seguidas

Inspecção-geral da Educação detectou centenas de casos de horários irregulares

Há muitos alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico que entram na escola às 8.30 h e saem às 18.30 h. Segundo o JN, apesar das orientações dadas pelo Ministério da Educação às escolas no sentido da elaboração de horários com uma carga semanal distribuída de forma equilibrada, a inspecção-geral da Educação identificou, no seu último relatório, centenas de casos irregulares. Desde turmas com excesso de carga horária, às que nem o intervalo para almoço é ver respeitado.

Segundo o jornal, há quem aponte como causa a sobrelotação dos estabelecimentos, mas, pais e professores acreditam que a razão principal reside no facto de os horários escolares continuarem a ser feitos em função da vontade dos professores.

PUB

O JN conta ainda que foi às escolas e testemunhou horários do 9º ano que implicam entrada às 8.30 e saída no final do turno da tarde, ou seja, por volta das 18.30 horas, com apenas 45 minutos para o almoço.

Noutra escola, turmas do 9º ano são sujeitas a horário idêntico, mas com uma agravante: o bloco de 90 minutos de Matemática é o último da tarde, apesar do dia escolar se ter iniciado às 8.30 horas. Situação que se torna mais grave dado ocorrer num ano de escolaridade onde a disciplina tem um exame final e numa escola com um plano de acção para promover o sucesso a Matemática.

PUB

Últimas