Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cimpor lança OPA sobre a egípcia Misr Cement

Relacionados

A Cimentos de Portugal (CIMPOR) lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital da empresa egípcia Misr Cement, cotada na bolsa de valores do Cairo. Tudo depois de ter obtido aprovação por parte da Autoridade do Mercado de Capitais do Egipto.

Segundo o comunicado de ontem da Cimpor, divulgado na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Oferta é lançada esta segunda-feira, ao preço de 67 libras egípcias por acção, estando o seu sucesso condicionado à aquisição de um mínimo de 15.000.001 acções (num total de 30.000.000), condição que pode ser posteriormente dispensada pelo oferente.

A Misr Quena, com sede no Cairo, foi constituída em 1997 e começou a operar em 2002. Actualmente, dispõe de uma capacidade anual de produção de cimento, com clínquer próprio, de 1,6 milhões de toneladas, que, em 2006, terá sido totalmente utilizada, gerando um volume de negócios de aproximadamente 520 milhões de libras egípcias (cerca de 70 milhões de euros).

PUB

Segundo o comunicado, «num país em que consumo de cimento tem vindo a apresentar um forte crescimento (13% ao ano, em média, nos últimos dois anos), a Misr Quena detém uma quota de mercado, a nível nacional, de perto de 3,5%, concentrando a sua actividade no Sul do Egipto, em especial nas zonas de Qena, Souhag e Mar Vermelho».

Uma vez concluídos os processos de aquisição recentemente anunciados, e confirmando-se o sucesso da oferta agora anunciada, a Cimpor refere que verá reforçada a sua posição entre os principais grupos cimenteiros internacionais, aumentando a sua capacidade de produção de cimento com clínquer próprio para 29,6 milhões de toneladas ao ano, no prosseguimento de uma estratégia de diversificação geográfica que procura garantir o crescimento do Grupo, o incremento do respectivo cash flow e a criação sustentada de valor para os seus accionistas.

As acções da cimenteira seguem a subir 0,96% para os 6,29 euros.

PUB

Relacionados

Últimas