Já fez LIKE no TVI Notícias?

EDP faz parceria com Sonatrach para fornecimento de gás natural

Relacionados

A EDP é parceira da Sonatrach no âmbito de fornecimento de gás natural.

As duas empresas estabeleceram um conjunto de acordos para «estabelecer os termos iniciais de uma parceria estratégica relativa à área do gás natural, em desenvolvimento das bases de entendimento constantes do Memorandum of Understanding celebrado a 11 de Abril de 2007», esclarece a EDP em comunicado ao regulador de mercado.

Em causa está o fornecimento da argelina Sonatrach à EDP de um volume que poderá ir até 1,6 bcm por ano de gás natural originário da Argélia, através de contratos que se adequam ao perfil de procura de gás natural na Península Ibérica.

PUB

O fornecimento de gás deve iniciar-se no primeiro semestre do próximo ano.

A parceria contempla o fornecimento de um volume anual de gás natural adequado à exploração de cada central de ciclo combinado a gás natural em que a Sonatrah «venha a deter uma participação financeira representativa de 25 por cento do respectivo capital social das sociedades exploradoras», esclarece a EDP.

Os projectos de ciclo combinado a gás natural contemplados nesta parceria consistem na central Soto 4 (com uma potência bruta de 425 MW que se estima venha a iniciar o serviço industrial até Agosto de 2008), localizada nas Astúrias; na central Lares 1 (com potência bruta de 440 MW), localizada na Figueira da Foz, estando ainda prevista a inclusão da central Lares 2 (que se estima venha a iniciar o serviço industrial até Agosto de 2009).

O fornecimento de gás natural da Sonatrach à EDP incluirá um volume anual de 0,7 bcm «que irá permitir expandir de uma forma competitiva a actividade de comercialização liberalizada de gás natural da EDP na Península Ibérica», sublinha a eléctrica nacional.

PUB

Relacionados

Últimas