Já fez LIKE no TVI Notícias?

Luz: consumo no mercado livre aumenta 16 vezes

Relacionados

Média tensão representa maioria dos consumidores do Mibel

O mercado liberalizado de electricidade representou 41,9% do consumo total anual em Portugal continental no último mês de Novembro, face a cerca de 2,4 por cento no período homólogo.

Deste modo, o consumo anualizado no mercado liberalizado em Novembro é cerca de 16 vezes o que se verificava em mês homólogo de 2008, atingindo um novo máximo histórico desde o inicio da liberalização total em Portugal que ocorreu a 4 de Setembro de 2006.

PUB

O peso relativo do mercado liberalizado, em consumo anualizado, passou de cerca de 3% em Janeiro de 2009 para quase 42 % em Novembro, de acordo com os últimos dados disponíveis da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

No final de Novembro, o número de clientes que optaram por fornecimentos no mercado liberalizado ultrapassava os 269 mil consumidores, o que correspondeu a um consumo médio de 19.538 GigaWatts/hora (GWh).

Desse consumo total anualizado, 6% correspondeu aos clientes residenciais, 26% aos clientes em alta tensão e 53% aos clientes em média tensão (MT).

EDP Comercial mantêm-se com 95% dos clientes

«Verificou-se uma entrada significativa de clientes industriais, especialmente em muito alta tensão (MAT), que é responsável pela grande variação do consumo anualizado no mercado liberalizado», sublinha a ERSE. Estes clientes registaram um crescimento em Novembro, face a Outubro, de cerca de 1000% em consumo e de 7% em número.

Durante o período em estudo, entraram no liberalizado 8.722 clientes, dos quais 6.412 transitaram do regulado e 2.310 entraram directamente no mercado livre.

A EDP Comercial continua como principal operador no mercado liberalizado, com cerca de 95% do total de clientes e 63% dos fornecimentos, mas durante o mês de Novembro, a Endesa tornou-se o segundo operador de mercado em consumo abastecido (16,2%), tendo ultrapassado a Iberdrola (16%).

PUB

Relacionados

Últimas