Já fez LIKE no TVI Notícias?

50% dos despedimentos colectivos são no Norte

Relacionados

120 empresas despediram 2.204 funcionários

Quase metade dos despedimentos colectivos concluídos nos nove primeiros meses do ano foram movidos por empresas do Norte do País.

Segundo o boletim estatístico do Ministério do Trabalho, ontem divulgado, citado pelo «Diário de Notícias», 57 empresas sedeadas naquela região concluíram despedimentos colectivos, o que representa 48% do universo total de empresas que o fez nos três primeiros trimestres do ano.

PUB

O mesmo se passou com o número de trabalhadores visados: dos 2.204 envolvidos, 46% são da região Norte, segundo o Gabinete de Estratégia e Planeamento.

O peso preponderante do Norte em matéria de despedimentos não surpreende totalmente já que esta região concentra a principal fatia de empregados (35%, contra 25% em Lisboa e Vale do Tejo e a mesma percentagem no Centro). Porém, isso não explica tudo, pois o diferencial é superior em matéria de despedidos.

Com efeito, em Lisboa e Vale do Tejo estão apenas 27,5% das empresas que moveram despedimentos colectivos e 15% dos trabalhadores visados, enquanto no centro estas percentagens são de 19% e 36% respectivamente.

No Alentejo e sobretudo no Algarve, os despedimentos colectivos são relativamente residuais o que reflecte a menor actividade empresarial.

PUB

Relacionados

Últimas