Já fez LIKE no TVI Notícias?

Salários de Portugal são os que mais caem em países da OCDE

Relacionados

Suíça e Luxemburgo têm remunerações anuais mais altas

As remunerações dos trabalhadores portugueses caíram 2,6 por cento em 2006. Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), este é o valor de maior queda entre os países que a compõem, sendo que a média de salários anuais de Portugal, de cerca de 11,6 mil euros, está abaixo da metade da dos restantes países da OCDE e da Zona Euro.

De acordo com a «Bloomberg», entre os salários mais altos estão os da Suíça (com cerca de 38 mil euros por ano) e o Luxemburgo (com pouco mais de 37 mil). Atrás de Portugal estão a Hungria, a República Checa, a Polónia e a Eslováquia, que termina a lista com um salário médio de 5,5 mil euros.

PUB

Em média entre os países da OCDE, a taxa média de remunerações no sector empresarial subiu 1,2% em 2007 face a 0,9% em 2006.

Mais 1 milhão de desempregados em 2008

Segundo refere também a «Bloomberg», o número de desempregados vai crescer para 1 milhão de pessoas nos países ricos este ano e duplicar em 2009.

«A redução da taxa de desemprego nos anos mais recentes vai inverter-se em 2008», refere a OCDE no seu relatório.

No entanto, entre os países europeus, a OCDE prevê maior crescimento do desemprego na Islândia, Irlanda, Espanha e Turquia, ao passo que deve cair na República Checa, Polónia e Eslováquia.

O crescimento no emprego deve abrandar para 0,7% neste ano em todos os países da OCDE e para 0,5% em 2009.

PUB

Relacionados

Últimas