Já fez LIKE no TVI Notícias?

Indústria portuguesa pode poupar 20% na electricidade

Relacionados

Empresas industriais representam 35% do total da procura

A indústria portuguesa pode poupar 20% da electricidade que consome na força motriz se usar tecnologias mais eficientes.

De acordo com o estudo da Associação Empresarial de Portugal (AEP), EDP e Universidade de Coimbra, «só os motores eléctricos consomem cerca de 77% de toda a electricidade utilizada na produção industrial» no nosso país, escreve a Lusa.

PUB

Segundo o vice-presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, «as empresas industriais constituem-se como o maior consumidor de energia eléctrica, representando cerca de 35% do total da procura».

As tecnologias mais eficientes têm, por isso, «reflexos positivos no consumo e na qualidade dos processos de fabrico», dizem os autores do estudo, que acrescentam ainda que são essenciais «práticas de gestão que promovam a eficiência energética para a competitividade das empresas, não só pela oportunidade de redução na despesa, mas, principalmente, pela mudança de paradigmas e atitudes».

Fonte da AEP garantiu que o estudo foi feito tendo em conta as auditorias energéticas feitas pela EDP Corporate, em colaboração com o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra a 21 empresas de sete sectores de actividade.

Estas auditorias energéticas têm como objectivo responder aos propósitos de racionalização e eficiência energética que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) definiu para 2008.

PUB

Relacionados

Últimas