Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp «partilhou com consumidores» este período difícil

(Notícia actualizada com mais declarações)

O presidente da Galp considera que a empresa esteve ao lado dos consumidores neste período de escalada do preço do petróleo e, consequentemente, dos combustíveis.

Manuel Ferreira de Oliveira reconheceu, esta quarta-feira, que este foi «um semestre negro» que a Galp «partilhou com os consumidores e a economia». Prova é a queda de 57% do EBITDA na área da refinação e distribuição. Na mesma área, a empresa registou uma descida de 76% nos resultados operacionais.

PUB

Margens estão estranguladas

O CEO refuta deste modo todas as acusações de que a companhia se tenha aproveitado da conjuntura. «Esta descida (dos resultados) prova que a empresa não se está a aproveitar a subida de preços do crude para aumentar as margens», sublinhou Ferreira de Oliveira garantindo ainda que «as margens de refinação e distribuição estão estranguladas».

«Isto desmistifica a ideia de que a empresa lucra com estes momentos de crise», disse ainda. Para o CEO, neste «semestre que foi negro», a Galp «partilhou com os portugueses o desastre de contexto em que operámos», reforçou.

Os lucros ajustados da petrolífera nacional caíram, nestes primeiros seis meses do ano, 25% para 214 milhões de euros. No entanto, em termos das normas contabilísticas internacionais, os lucros subiram 31% para 401 milhões.

PUB

Últimas