Já fez LIKE no TVI Notícias?

Repsol, Cepsa e BP multadas por fixarem preços

Relacionados

Três empresas representam mais de 70% do mercado de retalho de combustíveis em Espanha

As petrolíferas Repsol, Cepsa e BP foram multadas no mercado espanhol, pela Comissão Nacional da Concorrência.

As empresas são acusadas de fixarem preços, atentando contra a livre concorrência. Ou seja, na sua relação com as estações de serviço, que operam como independentes, estas petrolíferas recorrem a «certas práticas comerciais que equivalem a fixar-lhes indirectamente os preços de venda ao público», cita a Europa Press.

PUB

O valor das multas ascende aos 7,9 milhões de euros, dos quais cinco milhões dizem respeito à Repsol, 1,8 milhões à Cepsa e os restantes 1,1 milhões à BP.

As três empresas são ainda instadas a eliminarem todas as cláusulas contratuais e qualquer elemento das suas relações comerciais que resultem na referida fixação indirecta de preços. As petrolíferas são ainda obrigadas a abster-se de realizar no futuro as práticas sancionadas.

Práticas que transformaram os preços máximos e mínimos recomendados e comunicados pelo operador em preços fixos, eliminando a liberdade do distribuidor retalhista para fixar o preço de venda ao público.

A autoridade para a concorrência espanhola adverte ainda que estas três petrolíferas controlam mais de 70% da distribuição retalhista de combustíveis em estações de serviço.

PUB

Relacionados

Últimas