Já fez LIKE no TVI Notícias?

Concorrência afasta combinação de preços nos combustíveis

Relacionados

Vai aconselhar revendedores a não revelarem nos media as intenções de alteração dos preços de venda ao público

O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Manuel Sebastião vai estar esta tarde na Assembleia da República para garantir aos deputados que não existe cartel no mercado português de combustíveis, e provar que os operadores seguem os preços uns dos outros. A conclusão é da (AdC) e está presente no relatório de cerca de 500 páginas a que o «Diário Económico» teve acesso.

Tal como já verificou em Junho, Outubro e Dezembro, o presidente da AdC diz que existe «um paralelismo de comportamento, quer pelas empresas petrolíferas, quer pelos operadores independentes». O que é certo é que, de acordo com o mesmo, «não indicia uma prática concertada de fixação horizontal de preços».

PUB

Segundo o mesmo jornal, Manuel Sebastião reconhece, no entanto, que foram identificadas «questões de índole concorrencial ao longo da cadeia de valor dos sectores dos combustíveis líquidos e do gás engarrafado» e que «existem condicionalismos ao nível do acesso a infra-estruturas logísticas que limitam a capacidade de importação por parte dos operadores de mercado».

A AdC vai ainda aconselhar as petrolíferas e os revendedores (APETRO e ANAREC) «que não podem divulgar, através de qualquer meio, nomeadamente media, as intenções de alterações de preços de venda ao público».

PUB

Relacionados

Últimas