Já fez LIKE no TVI Notícias?

Insolvências judiciais estabilizam no 1º trimestre

Relacionados

Crescimento foi significativo no sector dos jogos

Ao longo do primeiro trimestre de 2009 ocorreram 1.335 novos processos de insolvência em Espanha, de acordo com o acompanhamento das insolvências judiciais que a Área de Gestão de Riscos da Crédito y Caución realiza a partir dos dados publicados no Boletim Oficial do Estado.

Embora os indicadores oficiais só sejam publicados em Maio, as informações recolhidas pela Crédito y Caución reflectem um aumento de 6,9 por cento respectivamente ao último trimestre de 2008, o que indica que os níveis de insolvência registam um crescimento moderado.

PUB

Ao longo de 2008, os dados foram atingindo máximos trimestrais no número de processos desde a entrada em vigor da Ley Concursal em 2004. Ainda que o primeiro trimestre de 2009 possa voltar a estabelecer novo marco, existe agora um equilíbrio dos níveis de insolvência trimestral perto dos 1.400 casos, o que leva a que as previsões de 2009 se situem nos cerca de cinco mil processos.

De acordo com a análise da Crédito y Caución a reforma vai contribuir para a diminuição dos processos de insolvência, incentivar a negociação prévia e evitar a liquidação de empresas viáveis em dificuldades.

As mudanças introduzidas pela «Ley Concursal» não alteram substancialmente a situação, mas melhoram a posição de outros afectados, como os trabalhadores e bancos credores, o que pode contribuir para melhorar a evolução da situação económica actual.

Sector da construção apresenta diminuição de 10%

No sector da construção, que representa um em cada quatro processos de insolvência, ocorreu uma diminuição de 10% relativamente ao último trimestre e 2008.

A análise detalhada por sectores revela que o crescimento das insolvências judiciais foi sobretudo intenso nos sectores de jogos, electricidade e equipamentos, todos com crescimentos superiores a 85%. Máquinas e ferramentas, alimentação e distribuição registaram diminuições inter-trimestrais mais assinaláveis.

PUB

Relacionados

Últimas