Já fez LIKE no TVI Notícias?

GNR atenta à velocidade e álcool

Mais de dois mil militares e 1.100 patrulhas vão para a estrada

Os mais de dois mil militares da GNR que a partir das 0:00 de sexta-feira vão patrulhar as estradas portuguesas no âmbito da «Operação Natal/Ano Novo» estarão essencialmente atentos ao controlo da velocidade e à alcoolemia, anunciou a GNR.

Em conferência de imprensa, Luís Branco, da Guarda Nacional Republicana, explicou que em cada um dos dez dias da «Operação Natal/Ano Novo» estarão mobi lizados 2.230 militares, 1.100 patrulhas, 850 viaturas, 100 motos, 800 alcoolímetros e 36 radares.

PUB

De acordo com Luís Branco, a operação vai decorrer em todo o país, especialmente nas zonas mais críticas como auto-estradas, estradas nacionais e itinerários complementares e principais.

Além do controlo de velocidade e da alcoolemia, a GNR estará ainda atenta ao uso do cinto de segurança, condução agressiva e utilização indevida de auscultadores e sonoros e aparelhos radiofónicos, explicou.

A «Operação Natal/Ano Novo» vai decorrer em duas fases, realizando-se a primeira entre as 0:00 de sexta-feira e as 24:00 do dia 26 de Dezembro e a segunda entre as 0:00 de 29 de Dezembro e as 24:00 de 02 de Janeiro.

Luís Branco salientou que esta operação tem como finalidade «prevenir para a sinistralidade rodoviária», «contribuir para uma maior consciencialização dos condutores» e «reforçar o patrulhamento no período festivo».

A operação da GNR terá este ano a colaboração do Automóvel Clube de Portugal (ACP), que sexta-feira e sábado vão distribuir guias com os principais conselhos para uma viagem em segurança.

No dia 31 de Dezembro vão ser oferecidos em Lisboa, Porto, Coimbra e Algarve reflexómetros, que ajudam as pessoas a testar os reflexos e a tomarem consciência se estão ou não em condições de conduzir.

PUB

Últimas