Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama em guerra contra a indústria do tabaco

Relacionados

Lei concede ao governo federal poderes a fim de impor restrições à indústria do tabaco

O presidente norte-americano promulgou esta terça-feira uma lei que concede ao governo federal importantes poderes a fim de impor restrições à indústria do tabaco, noticia a Lusa.

A lei estabelece como objectivo à autoridade de controlo da segurança alimentar e dos medicamentos (FDA) fiscalizar o uso do tabaco entre os jovens e a dependência ligada a este produto.

PUB

Lei acaba com décadas de resistência da indústria do tabaco

Apoiada por centenas de associações de saúde pública norte-americanas, esta lei acaba com décadas de resistência da poderosa indústria do tabaco.

«A lei que hoje promulgo representa uma mudança que precisou de décadas» antes de ver a luz do dia, disse Obama antes de assinar a lei. «Quando me lancei na corrida às presidenciais, fi-lo por acreditar que apesar do poder do statu quo e da influência dos interesses particulares, era possível trazer a mudança para Washington».

«E hoje, apesar de décadas de lobbying e de publicidade por parte da indústria do tabaco, adoptámos uma lei que vai impedir a próxima geração de americanos de crescer com uma dependência que pode provocar a morte, e com a qual tantas pessoas da nossa geração cresceram», prosseguiu o presidente norte-americano, um fumador ocasional.

O texto autoriza a administração a restringir a venda e a distribuição de tabaco e de produtos do tabaco. A publicidade será também objecto de uma maior regulamentação.

Proíbe, por exemplo, aos fabricantes proporem produtos contendo outros aromas, artificiais ou naturais, sem ser o tabaco ou a menta, afim de atrair os jovens.

A política de prevenção será também reforçada. As advertências aos fumadores que figuram nos maços de cigarros terão de ser mais legíveis. Um texto semelhante não passou no Senado em 2008.

PUB

Relacionados

Últimas