Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lehman Brothers apresenta prejuízo milionário

Relacionados

Banco vai vender imóveis e a posição na unidade de gestão de activos, além de cortar nos dividendos

A Lehman Brothers confirmou as piores expectativas dos investidores: registou prejuízos de 3,9 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) no terceiro trimestre, naquele que é o segundo período consecutivo de perdas. O valor é ainda pior do que se esperava.

O quarto maior banco de investimento dos EUA está em dificuldades financeiras, depois de se ter sabido, esta terça-feira as negociações com a casa de investimento coreana Korea Korea Development Bank (DBK) com vista a uma parceria estratégica que permitiria à Lehman Brothers encaixar capital, chegaram ao fim, sem acordo. A instituição, que amortizou já mais de 8 mil milhões de dólares (cerca de 5 mil milhões de euros) em activos afectados pela crise do subprime, pode estar em maus lençóis. As acções reagiram de imediato, e chegaram a cair 40% na sessão passada, tocando no valor mais baixo dos últimos dez anos, nos 7,64 dólares.

PUB

A situação levou inclusivamente o banco a antecipar a sua apresentação de resultados, que estava marcada apenas para a semana que vem.

Os prejuízos obrigaram também a casa de investimento a tomar decisões para sair desta crise. Nomeadamente, a alienação de uma posição maioritária na unidade de gestão de activos, a venda de imóveis e uma redução da remuneração aos accionistas.

«É um dos períodos mais difíceis na nossa história», admitiu o presidente executivo do Lehman Brothers, Richard Fuld, em comunicado.

PUB

Relacionados

Últimas