Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama já vê sinais de recuperação económica

Relacionados

Apesar disso, 2009 será um ano difícil com mais desemprego

O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou esta terça-feira que vê sinais de recuperação económica, mas previu que 2009 continuará a ser um ano difícil, com mais desemprego.

As medidas aprovadas «começam a suscitar sinais de progresso económico, mas isso não significa que os tempos difíceis tenham ficado para trás. 2009 continuará a ser um ano difícil para a economia norte-americana», referiu o presidente num discurso na Universidade de Georgetown, em Washington, onde explicou a sua política económica.

PUB

Fed diz que sinais de recuo económico estão a abrandar

Barack Obama lembrou as medidas adoptadas pela nova administração norte-americana para combater a crise, incluindo um gigantesco plano de estímulo ao consumo e ao investimento, um plano para contabilizar os activos tóxicos dos bancos, medidas destinadas a facilitar o crédito e travar as execuções de hipotecas e a baixa das taxas de juro pelo banco central.

O presidente norte-americano recordou também a cooperação com outros países industrializados e com as economias emergentes para enfrentar a crise.

«A gravidade da recessão continuará a causar mais perda de empregos, mais execuções hipotecárias e mais sofrimento antes do final do ano», advertiu Obama.

«Os mercados vão continuar a subir e a descer, o crédito ainda está longe de circular facilmente, a restruturação da AIG e dos grupos do sector automóvel vão necessitar de opções difíceis e talvez impopulares», previu.

PUB

O presidente disse esperar que a Chrysler consiga encontrar nas próximas semanas «um parceiro viável» e que a General Motors desenvolva um «plano de actividades que a coloque no caminho da rentabilidade sem depender do contribuinte americano».

Os dois construtores de automóveis receberam recentemente milhões de dólares do Governo para evitar a falência .

«Continuam a ser tempos duros, não há dúvida, mas começamos pela primeira vez a vislumbrar alguma esperança», afirmou Obama que se manifestou disposto a continuar a adoptar medidas que permitam à economia norte-americana retomar o caminho da prosperidade.

PUB

Relacionados

Últimas