Já fez LIKE no TVI Notícias?

Prestações da casa revistas até final do mês sem impacto imediato

Relacionados

Sucessivas descidas da Euribor nos últimos dias não vão ter influência

A taxa Euribor, que serve de indexante aos empréstimos à habitação, vai ser revista até ao final do mês, mas o dinheiro que é preciso despender para pagar a casa vai continuar a subir, apesar das descidas verificadas nos últimos dias.

A mensalidade de um crédito à habitação de 200 mil euros a 30 anos, por exemplo, fica a custar pelo menos mais 76,12 euros se a indexação à Euribor a seis meses for revista este mês, diz a «Lusa».

PUB

Os créditos à habitação indexados à Euribor seis meses são revistos pelos bancos tendo em conta a data do início do contrato, mas o valor usado na revisão não é a percentagem a que taxa está nesse dia mas a média da taxa no mês anterior ao da revisão.

Veja os exemplos

Assim, quem fez um empréstimo a 22 de Abril, a taxa de Euribor que paga por mês (à qual se junta o spread aplicado pelo banco) vai ser revista a 22 de Outubro. Mas neste caso o banco não vai aplicar a taxa de Euribor desse dia mas a média aritmética de Setembro.

Por isso, as sucessivas descidas da Euribor nos últimos dias não vão ter influência imediata. Pelo contrário, quem rever o contrato em Outubro está sujeito à média de Euribor a seis meses mais alta do ano: 5,219%. No exemplo citado passa de uma prestação de pelo menos 1.024,45 euros para 1.110,57 euros.

Neste cenário, que resulta de cálculos feitos pela associação de defesa do consumidor (Deco), o empréstimo à habitação vai custar mais 76,12 euros por mês até à próxima revisão, em Abril de 2009. Ou seja, mais 456,72 no total dos seis meses.

PUB

Quem revir o contrato em Novembro, por outro lado, poderá ter um cenário igual ou ainda pior, uma vez que a nove dias úteis do final deste mês a média está em 5,333 por cento.

Média da Euribor em Outubro está nos 5,264%

Num empréstimo do mesmo valor e com a mesma duração, os números são menos «negros» para quem tem prestações indexadas à Euribor a três meses.

Nesse caso, quem revê contrato este mês terá durante o próximo trimestre uma Euribor a 5,019 por cento (média de Setembro), o que em relação a Abril representa um aumento de 51,16 euros/mês.

A média da Euribor em Outubro está nos 5,264%, pelo que as revisões em Novembro deverão puxar este valor ainda mais para cima.

PUB

Relacionados

Últimas