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Sonae admite vender uma das redes da PT

A Sonae não levantará objecções se, para levar adiante a OPA sobre a PT, tiver de vender uma das redes actualmente detidas pela operadora nacional, confirmando assim os rumores de que admite separar as redes de cabo e cobre da PT.

Em conferência de imprensa para explicar os contornos da operação, o presidente da Sonaecom, Paulo Azevedo, disse que a concorrência forte em todos os segmentos do sector das telecomunicações é um dos quatro eixos centrais da operação lançada pelo grupo.

«O nosso projecto implica uma concorrência forte em todos os segmentos das telecomunicações em Portugal», disse, explicando que isso significa que em cada um destes segmentos deverá haver uma empresa com uma quota de mercado forte, com dimensão e rentabilidade suficientes para não ser esmagada. Mas admitiu que a Sonae está disposta a «aceitar qualquer restrição que implique, por exemplo a venda de uma qualquer rede que a PT agora detém».

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A proposta da Sonae, garante, implica também que «empresas que actualmente têm quotas de quase 100% passem para uma quota imediata ou potencial de cerca de 50%», disse, referindo-se à PT.

No segmento móvel, a quota da Sonaecom subiria para perto de 60%.

A Sonae espera que as autoridades «olhem para esta operação segmento a segmento».

Sonae quer controlar todas as operações internacionais

Alem da concorrência, Paulo Azevedo traçou mais três eixos principais do negócio. Outro deles relaciona-se com as parcerias internacionais, que a empresa quer «claras», não admitindo situações equívocas «sobre o controlo claro da casa mãe e das operações». O «controlo é inequivocamente sempre da Sonae», garantiu. No caso da Vivo, no Brasil, por exemplo, a PT partilha actualmente o controlo com a espanhola Telefónica.

Também o crescimento internacional assumiu destaque na estratégia. No mercado móvel, nomeadamente, Paulo Azevedo diz que a dimensão a que almejam «não se consegue só com parcerias internacionais com grandes grupos, é preciso poder usar a mesma tecnologia, os mesmos conteúdos, as mesmas marcas». Neste campo a Sonae quer «controlar todas as operações móveis que conseguirmos para atingir o máximo de clientes controlados que conseguirmos».

O último eixo fundamental é a estabilidade accionista do Grupo, para enfrentar todos os desafios que surjam.

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