Já fez LIKE no TVI Notícias?

Directores financeiros recebem 98 mil euros em Portugal

Relacionados

Os directores financeiros em Portugal recebem um salário base médio de 98 mil euros e 123.662 euros de total anual.

De acordo com o estudo da Mercer HR Consulting, este tipo de director registou um crescimento muito significativo, quer do salário base quer do total anual, face a 2006, «alargando a diferença que já existia para as funções em análise neste estudo.

Estes valores já apurados comparam com o salário base de 81.227 euros em 2006 e um total anual, também do ano anterior, de 99.246 euros.

PUB

«Os directores financeiros são frequentemente os executivos mais bem pagos de uma organização, logo a seguir e a curta distância do presidente executivo. Nos últimos anos, o papel dos directores financeiros têm vindo a aumentar, fruto das novas exigências regulamentares e de gestão de riscos, o que os torna cada vez mais responsáveis em termos de governo das sociedades», comenta o parceiro da Mercer HR, Paulo Machado.

Portugal ganha abaixo da média mundial

No entanto, Portugal situa-se até abaixo da média mundial. Os EUA ocupam o lugar de liderança desta tabela com os directores financeiros a terem um salário base anual de 195.700 euros, seguidos pelo Reino Unido e Canadá, com 158.600 euros e 150.200 euros, respectivamente. Os homólogos da Alemanha, Hong Kong e Brasil, apresentam igualmente valores de remuneração base anual elevados, respectivamente de 133.800 euros, 129.300 euros e 126.900 euros.

No extremo oposto da tabela encontramos países cujos executivos na área financeira ganham, por ano, em termos de salário base, cerca de 43.800 euros, 47.000 euros e 59.200 euros na Índia, Hungria e China (Xangai), respectivamente.

PUB

Aliás, os EUA ocupam o primeiro lugar dos maiores salários para todo o tipo de directores, seja financeiros, de marketing ou de recursos humanos (RH), num total de 16 países analisados.

O estudo conclui ainda que um director financeiro ou de marketing nos EUA ganha cinco vezes mais que os seus homólogos na Índia, enquanto que os directores de RH recebem quatro vezes mais.

Paulo Machado afirma: «A evolução da compensação de executivos resulta de factores como o histórico das remunerações, a dimensão da economia e a competição pelos recursos mais talentosos. À medida que a mobilidade global das empresas aumenta, permitindo-lhes procurar localizações economicamente mais favoráveis, estas novas considerações terão um impacto significativo no que respeita à comparação dos níveis de remuneração entre diferentes países».

«Esta análise permite que empresas multinacionais tomem melhores decisões na procura de novos colaboradores e novas localizações para as suas operações. Factores como a produtividade, retenção de custos e disponibilidade de competências influenciam o mercado e determinam o que uma organização deve oferecer para atrair ou reter os talentos necessários», termina.

PUB

Directores de Marketing

No caso dos directores de Marketing, as remunerações base anuais variam entre os 161.300 euros (EUA) e os 33.700 euros (Índia). Logo abaixo dos valores registados nos EUA, surgem o Reino Unido (149.300 euros) e a Alemanha (127.800 euros). O Brasil destaca-se como o país que apresenta maiores diferenças entre a remuneração base (118.600 euros) e o total anual (174.500 euros).

Em Portugal, os directores de Marketing recebem, em média, um salário base anual de 68.500 euros, abaixo de países como a China (Xangai) e a Polónia. Os dados apresentados neste relatório permitem ainda concluir que a remuneração base anual dos executivos nacionais sofreu uma redução de cerca de 2% relativamente aos dados de 2006 (69.977 euros).

Directores de Recursos Humanos

Em Portugal, os directores de RH recebem em média um salário base anual de 74.300 euros, superando os Directores de Marketing. Esta situação verifica-se noutros países como: Índia, Singapura, Espanha, França, Austrália, Brasil, Itália e Alemanha.

PUB

Relacionados

Últimas