Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal é o 13º país da OCDE que menos tributa o trabalho

Relacionados

Portugal é o 13º país da OCDE que menos tributa o trabalho num conjunto de 30 economias, segundo dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

Os dados constam do «Livro Factos 2006» da OCDE divulgado esta semana e dizem respeito a 2004.

O indicador analisado pela OCDE, que mede a relação entre o salário bruto de um trabalhador médio e o salário líquido (já descontados os impostos), mostra que em Portugal 32,6% do salário bruto é canalizado para impostos.

PUB

Os impostos em causa são os impostos sobre o rendimento e as contribuições para a segurança social pagos pelo trabalhador e pela empresa.

Este indicador representa uma medida de quanto o sistema fiscal desincentiva o emprego, segundo a OCDE, pelo que Portugal se encontra em melhor posição do que a União Europeia a 15, cuja taxa é de 40,8%.

Portugal está também melhor do que a média dos 30 países da OCDE (taxa de 36,5%).

A análise de longo prazo da OCDE mostra que os impostos sobre o trabalho aumentaram até 1997 e desde aí têm estado a reduzir-se, tanto na União Europeia como no conjunto dos países da OCDE.

Os países onde este indicador mais subiu foram a Áustria, a Alemanha, o Japão e a Coreia. As quedas mais significativas verificaram-se na Dinamarca, França, Irlanda e México.

PUB

Relacionados

Últimas