Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maiores de 50 expõem no Porto

Certame acolhe artistas de Portugal, Jordânia, Líbia e Israel

A exposição das obras que integram o I Concurso Internacional de «Arte Sobre Tela», destinado a pessoas com mais de 50 anos, é inaugurada este domingo, no Porto, com a participação de artistas de Portugal, Jordânia, Líbia e Israel, refere a Lusa.

Teresa Almeida Pinto, presidente da Associação VIDA - Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo, destacou que apesar do prémio ter sido divulgado a nível mundial, através de associações locais, «foi surpreendente receber inscrições de idosos da Líbia e da Jordânia, por exemplo».

PUB

Apesar de algumas dificuldades relacionadas com a desalfandegação das obras de arte, Teresa Almeida Pinto considerou que a adesão ao concurso foi «uma loucura total», tendo ultrapassado as 200 obras.

«Fomos até forçados a mudar o local da exposição», que passa do Castelo de S. João da Foz para a capela da Universidade Lusófona, no Porto, disse.

A ideia de organizar este concurso, adiantou a responsável, surgiu da constatação de que existem «imensas pessoas idosas que pintam e acumulam os seus trabalhos em casa sem oportunidade para os mostrar publicamente».

«Mais do que o prémio - uma peça em filigrana oferecida pela Câmara de Gondomar - é a visibilidade que se dá ao trabalho destas pessoas», frisou Teresa Pinto.

O I Concurso Internacional de Arte Sobre Telas destina-se, única e exclusivamente, a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos (feitos até segunda-feira), profissionais ou amadores.

Foram aceites todos os tipos de trabalhos artísticos em tela, nomeadamente aguarelas, óleos, pasteis, acrílicos, fotografias e técnicas mistas, entre outros.

PUB

O júri, presidido pelo pintor Jaime Isidoro, irá atribuir o prémio à obra que melhor retrate o tema proposto, tendo em consideração a originalidade, impacto, imaginação, técnica de execução e qualidade artística.

A exposição das obras ficará patente até dia 18.

A iniciativa, que tem a colaboração da Associação Saber Viver e da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN), surgiu como um complemento à Semana Internacional de Intercâmbio, que decorre até quarta-feira.

PUB

Últimas