Já fez LIKE no TVI Notícias?

Canadá: portugueses repatriados já regressaram

Dezasseis famílias repatriadas no último ano regressaram em situação legal

Dezasseis famílias portuguesas repatriadas do Canadá no último ano já regressaram à cidade de Toronto, em situação legal, revelou esta segunda-feira à Lusa um assistente social que desenvolve trabalho junto da comunidade.

«Tenho conhecimento de 16 famílias portuguesas, deportadas há quatro, cinco meses, que já regressaram a Toronto, com um contrato de trabalho», disse Tony Letra.

PUB

Para este assistente social português, a situação demonstra a abertura das autoridades canadianas ao regresso de emigrantes desde que o façam pela via legal.

«No fundo, o que as autoridades dizem é: Se os imigrantes indocumentados partirem, se respeitarem a lei e se tiverem um contrato de trabalho, poderão regressar ao país», ainda que tenham tido um processo nos serviços de imigração por terem estado ilegais.

Fontes da comunidade portuguesa em Toronto garantem que as deportações de famílias em situação clandestina têm prosseguido, mas os serviços de fronteiras canadianos recusam-se a confirmar com números esta possibilidade.

Em entrevista à Agência Lusa no final da recente visita a Toronto, o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, defendeu «o enquadramento legal dos emigrantes portugueses indocumentados» no Canadá.

«Há abordagens entre os dois governos, nomeadamente do ponto de vista técnico, no sentido de encontrar formas para que os cidadãos portugueses que se encontram indocumentados no Canadá se enquadrem à luz da legislação canadiana», declarou então.

PUB

Últimas