Já fez LIKE no TVI Notícias?

João Salgueiro: o pior da crise ainda está para vir

Ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos diz que há falta de estratégia dos dirigentes políticos e defende que os reajustamentos de salários ainda estão para vir

João Salgueiro, ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), considera que o pior da crise económica ainda está para vir, sobretudo porque há falta de estratégia dos dirigentes políticos.

«A crise financeira provavelmente já acabou, como foi inúmeras vezes anunciado, mas a crise económica vai agravar-se ainda mais. Penso que há ainda uma terceira crise, que é a crise da competitividade. Sabemos ainda que o desemprego tende a piorar», avança à margem do IV Congresso da SEDES, que está a decorrer esta sexta-feira, em Lisboa.

PUB

A culpa da crise, refere, é da «falta de medidas de instituições como a reserva federal dos Estados Unidos (Fed)».

O professor e também economista garante que há «erros e falhas estratégicas das classes dirigentes em Portugal» que não percebem «o que se está a passar no resto do mundo», já que vivem demasiado «dependentes» da Europa.

«Uma parte da nossa classe política está povoada por pessoas que querem ou lá chegar ou lá manter-se, e que não têm um projecto», atira.

O ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) acredita ainda que vêm aí reajustamentos de salários e que as empresas têm que se adaptar aos novos desafios rapidamente.

«Os reajustamentos de salários devem ser feitos e ainda estão para vir». Se formos mais produtivos «não precisaremos de baixar os ordenados», disse.

O responsável vai ainda mais à frente e frisa que «o país deve acabar com os empregos perpétuos e precários». Já as empresas devem adaptar-se ao futuro.

Recorde-se que João Salgueiro foi recentemente substituído por António de Sousa, na Associação Portuguesa de Bancos.

PUB

Últimas