Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Hapenning» cultural regressa ao Porto

«Festa das artes» está de regresso, com a concentração de um elevado número de galeristas

Cerca de duas dezenas de galerias instaladas na rua Miguel Bombarda e noutras zonas da cidade do Porto promovem, este sábado, mais uma festa das artes, com a inauguração simultânea de exposições de fotografia, pintura e escultura.

Cita a agência Lusa que este «hapenning» cultural provoca um momento de grande animação naquela zona, mais conhecida como «Soho» portuense.

PUB

Na origem da festa, que se realiza sete vezes por ano, sempre aos sábados, está um movimento que começou por ser espontâneo e mais tarde veio a ser concertado, com a concentração de um elevado número de galerias naquela artéria.

O primeiro a instalar-se foi o galerista Fernando Santos, mas o projecto de transformar a Miguel Bombarda na «rua das artes» atraiu outras galerias e actualmente concentram-se ali, e nas ruas adjacentes, quase duas dezenas de espaços de artes plásticas.

Usufruem do mesmo público, dos mesmos clientes, mas cada galeria tem a sua temática e os seus artistas.

No próximo sábado acontece a penúltima «festa das artes» estando a próxima, e última de 2007, prevista para Novembro.

A galeria Fernando Santos vai mostrar obras recentes de pintura de Pedro Cabrita Reis e, no seu Espaço 531, inaugura uma exposição de microarquitecturas, instalação e vídeo de Miguel Leal.

Em «Saturno», Miguel Leal apresenta duas séries de trabalhos recentes, dando continuidade aos modelos que designa como microarquitecturas e aos seus carrosséis rotativos de velocidade variável.

PUB

A Galeria Presença inaugura uma exposição de fotografia intitulada «Made in Heaven», de João Vilhena e Duarte Belo, enquanto a Galeria Pedro Oliveira apresenta, na Sala Poste-Ite, obras de pintura e instalação de Marco Pires.

Na área da escultura destaca-se a exposição, na «Quadrado Azul», de obras de Robert Schad. Intitulada «Para além de Fátima», a mostra surge depois de Robert Schad ter realizado a nova Cruz Alta da Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.

Robert Schad é alemão e realizou um estágio na Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Haverá ainda esculturas expostas na «Sala Maior», de Mónica Oliveira, numa mostra intitulada «Espaço Encontrado: Espaço adiado» e na Galeria Asthobler estarão expostas obras de Rui Matos.

No Desenho, destaca-se a exposição «Mundo intermitente», de Rui Horta Pereira, na Galeria Graça Brandão.

A maioria das exposições ficará patente até Novembro.

A anteceder a «Festa das Artes», será inaugurada, quinta-feira, na Real Feitorya, na rua do Infante D. Henrique, a exposição de arte erótica, intitulada «Classic Rewind», de Cláudia Rocha.

A mostra é apresentada como «uma redescoberta das manifestações eróticas da pintura dos séculos XVI a XVIII».

No mesmo dia [quinta-feira] será também inaugurada no Silo - Espaço Cultural do NorteShopping, em Matosinhos, uma exposição do fotógrafo Miguel Chikaoka, um profissional brasileiro que tem obras em acervos de museus em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Nova Iorque e Paris.

PUB

Últimas