Já fez LIKE no TVI Notícias?

Funcionários Públicos vão custar mais 182 milhões ao Estado

Relacionados

As despesas do Estado com pessoal vai crescer 1,5% em 2005, sem contar com os aumentos salariais prometidos, ligeiramente acima de 2%. Contas feitas, são mais 182 milhões destinados aos funcionários públicos.

Este crescimento representa uma desaceleração face a 2004, devido à descida na taxa de crescimento dos encargos com o sistema de pensões e reformas e ao crescimento moderado das despesas dos subsistemas de saúde do ministério da defesa e das forças de segurança.

Já os aumentos salariais serão inscritos numa dotação provisional com 720 milhões de euros que o Ministério das Finanças e Administração Pública terá no ano que vem. Tendo em conta que os aumentos serão ligeiramente superiores à inflação prevista (2%), e exemplificando com um aumento de 2,1%, o aumento dos custos com salários seria de 525 milhões, menos do que consta da dotação provisional.

PUB

A proposta de Orçamento do Estado, hoje apresentada pelo ministro das Finanças, Bagão Félix, prevê um crescimento de 6,7% na dotação para pensões e reformas, resultante do aumento previsto de novas pensões. Para os encargos com a protecção social dos funcionários públicos, o OE prevê um crescimento de 11% por cento, tendo em conta sobretudo a comparticipação à ADSE, cujos encargos com a saúde atingem o valor de 553,6 milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas