Já fez LIKE no TVI Notícias?

Beneficiários do QREN devem receber 23 milhões em 2008

Relacionados

Lentidão no arranque do QREN é justificada com várias dificuldades

Os beneficiários de projectos apoiados com fundos comunitários na região de Lisboa vão receber, este ano, 22,6 milhões de euros, metade do valor programado para 2007, já que o primeiro ano de vigência do QREN terminou sem execução financeira, diz a «Lusa».

O relatório de execução do Programa Operacional Regional (POR) de Lisboa relativo a 2007 indica que os fluxos financeiros de Bruxelas atingiram 6,2 milhões de euros (2 por cento dos fundos comunitários previstos para a região de Lisboa no período 2007-2013), mas não foi transferida qualquer verba para os beneficiários, porque não houve aprovação de candidaturas.

PUB

Os quatro concursos abertos no último trimestre de 2007, no âmbito dos sistemas de incentivos às empresas, só encerraram entre Janeiro e Fevereiro do ano seguinte e envolvem a disponibilização de 15 milhões de euros (36,4% do valor global programado para 2007, correspondente a 41,2 milhões de euros).

A lentidão no arranque do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que prevê um investimento total de 681,4 milhões de euros nas regiões da Grande Lisboa e Península de Setúbal nos sete anos de realização do programa, é justificada com várias dificuldades.

Entre estas apontam-se o atraso na aprovação do programa, que só aconteceu em Outubro de 2007, a adaptação às novas regras e atrasos na aprovação dos regulamentos, critérios de selecção e constituição das equipas de gestão.

PUB

Relacionados

Últimas