Já fez LIKE no TVI Notícias?

ACP defende «intervenções fracturantes» no mercado dos combustíveis

Relacionados

Associação faz esta sexta-feira uma análise ao mercado

O Automóvel Clube de Portugal (ACP) defende que as medidas do relatório de Junho da Autoridade da Concorrência sobre o mercado dos combustíveis são «de eficácia duvidosa» e defende a necessidade de «intervenções fracturantes» no sector.

Esta é uma das conclusões do estudo que o ACP vai divulgar esta segunda-feira sobre o mercado dos combustíveis em Portugal, diz a «Lusa».

PUB

Para crescer a concorrência no sector, o ACP sugere a separação das actividades da produção e importação, da armazenagem, do transporte e da distribuição no mercado de combustíveis.

No estudo, o ACP faz uma análise do mercado, do papel da Autoridade da Concorrência e dos pareceres que tem emitido e sugestões para modificar o cenário em Portugal.

«O cenário (ao nível dos preços dos combustíveis) não se vai alterar apenas com medidas sancionatórias como a regulação e a fiscalização permanente», refere o ACP no estudo.

Recorde-se que no relatório de 02 de Junho sobre o mercado dos combustíveis em Portugal, a AdC chegou à conclusão de que não há indícios de cartelização de preços entre os operadores que actuam no mercado português, nem abuso de posição dominante pela Galp Energia.

Já em meados de Setembro, o comissário Europeu da Energia defendeu que o regulador português deveria «acompanhar melhor» o mercado nacional dos combustíveis e confirmar permanentemente que não há práticas de cartelização entre as gasolineiras.

PUB

Relacionados

Últimas