Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alfândegas apreendem alimentos de risco para saúde pública oriundos da China

Relacionados

A Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) apreendeu na quarta-feira, dia 28, diversos géneros alimentares originários da China, no porto de Lisboa (Alfândega Marítima de Lisboa).

As mercadorias apreendidas, com o peso total de 16,135 toneladas, «estavam acondicionadas num contentor e tinham como destino a introdução no consumo no território da União Europeia.

Essa introdução iria ser feita através de falsas declarações quanto à qualidade, para além de não ser apresentada a adequada documentação de Certificação», refere o comunicado do Ministério das Finanças e da Administração Pública.

PUB

Entre as mercadorias apreendidas estavam carne de pato cru: 5.764 quilos;galinha crua: 3.310 quilos; pele de ganso: 2.380 quilos e ainda enchidos, camarão, enguias, amêijoas, preparações de carnes, preparações de peixe e amendoim, totalizando 4.681 quilos.

O contentor em causa tinha sido seleccionado pelos funcionários aduaneiros, utilizando critérios e técnicas de análise de risco, para ser sujeito a controlo documental e físico completo no momento do desalfandegamento.

«É de realçar que as mercadorias apreendidas apresentavam notória falta de higiene, encontravam-se precariamente acondicionadas e destinavam-se a ser introduzidas no consumo, sob falsas declarações uma vez que, na documentação apresentada à Alfândega para o seu desembaraço aduaneiro, eram declarados como legumes e frutas», acrescentam.

Tratavam-se, assim, de produtos alimentares que constituíam uma ameaça à saúde pública.

PUB

Relacionados

Últimas