Já fez LIKE no TVI Notícias?

PSP e PJ às «turras» por causa da droga

Quem apreende mais droga? Mal entendido leva a «choque» das polícias

O dia nacional da PSP ficou marcado pelas declarações do Director Nacional, Orlando Romano, sobre o papel desta polícia no combate à droga. Os dados apresentados lançaram a polémica dando a entender que a PSP «apanhava» mais droga que a PJ. A Judiciária não gostou do que viu nos jornais de hoje e apressou-se a desmentir.

Orlando Romano, disse, este domingo, que mais de metade do total de apreensões de droga e detenções por tráfico efectuadas no ano passado, em Portugal, foram realizadas pela PSP. O director nacional citou dados de um relatório da própria Polícia Judiciária, que davam a entender que a PSP teria aprendido mais de metade do total da droga existente em todo o país.

PUB

A Policia Judiciária ficou surpreendida com as noticias e fez um comunicado a desmentir os dados apresentados, cintando o mesmo relatório, e alegando que era necessário «repor a verdade». A PJ não refere nunca as declarações do director nacional da PSP, mas sim as notícias.

Fonte oficial da PSP explicou ao PortugalDiário que os dados citados não se referem à quantidade de droga apreendida, mas sim ao número de apreensões feitas, ou seja, o número de vezes em que a PSP apanhou droga.

Por seu lado, a PJ diz não entender o surgimento da notícia mas não atira farpas à PSP, nem ao director nacional. «De facto a PSP tem mais apreensões porque é responsável pelo pequeno tráfico. Mas a nível de quantidade a PJ é claramente superior», disse ao PortugalDiário José Braz, director da unidade responsável pelo combate ao tráfico de droga.

PUB

Últimas