Já fez LIKE no TVI Notícias?

Negócios, Emprego e Remunerações desaceleram na Indústria em Agosto

Relacionados

O volume de negócios na indústria registou uma variação homóloga de 2,5%, o que representou uma desaceleração de 5,7 pontos percentuais (p.p.), em Agosto deste ano.

Este comportamento resultou de agravamentos registados em ambos os mercados, mais intenso, no entanto, no mercado externo (menos 7,2 p.p.), diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Também em termos homólogos, o emprego e as remunerações diminuíram, respectivamente, 1,3% e 0,3%, enquanto as horas trabalhadas (corrigidas dos dias úteis) aumentaram 0,1%.

PUB

Em todos os Grandes Agrupamentos Industriais observaram-se desacelerações, destacando-se a verificada no de Bens de Investimento (menos 10,8 p.p.), cuja taxa de variação se situou em 8,3%. O agrupamento de Bens Intermédios, que registou a segunda desaceleração mais intensa ( 8,3 p.p.), ainda assim, apresentou o contributo mais influente para a variação positiva do índice total (1,4 p.p.), que resultou de uma taxa de variação de 3,6%.

Também o volume de vendas para o mercado nacional apresentou uma taxa de variação homóloga de 4,4%, o que traduziu uma desaceleração de 5,0 p.p. face ao verificado em Julho.

Já no mercado externo, o volume de negócios apresentou no mesmo mês, uma variação homóloga de menos 1,0%, traduzindo uma desaceleração de 7,2 p.p. face ao verificado no mês anterior.

Horas trabalhadas aumentam 0,1%

O emprego na indústria diminuiu 1,3% em Agosto, face ao período homólogo, valor menos negativo em 0,4 p.p. do que o observado no mês anterior.

As remunerações efectivamente pagas na indústria também diminuíram 0,3%, o que traduziu uma desaceleração de 0,7 p.p. face ao resultado de Julho.

No entanto, as horas trabalhadas corrigidas dos dias úteis aumentaram 0,1% face ao mesmo mês do ano anterior, traduzindo um desagravamento de 0,8 p.p. face ao observado em Julho.

PUB

Relacionados

Últimas