Já fez LIKE no TVI Notícias?

Concorrência vai voltar a multar PT

Relacionados

A próxima multa que a Autoridade da Concorrência (AdC) vai aplicar à Portugal Telecom estará relacionada com uma queixa antiga contra a operadora, acusada de não dar acesso às suas condutas.

Segundo o «Diário de Notícias», estas permitem que outros operadores instalem nessa tubagem cabos próprios. Um dos queixosos foi a TV Tel, fornecedora de televisão por cabo no Norte (que já começou a operação a Sul, na área da Grande Lisboa), que tem também uma acção em Tribunal contra a PT, na qual pede uma indemnização de 15 milhões de euros.

A AdC pode aplicar uma coima de 10% do volume de negócios, mas neste caso deve ficar longe do limite máximo. Até porque a actuação da PT, que motivou a queixa, foi alterada por imposição regulatória, tendo a Anacom, Autoridade Nacional das Comunicações obrigado à existência em Portugal de uma oferta de referência para o acesso às condutas.

PUB

Esta obriga a PT a ceder a tubagem aos concorrentes, mediante condições reguladas.

A AdC já fez chegar à PT a nota de ilicitude (que funciona como projecto de decisão para a penalização de determinada prática considerada anti-concorrencial) por duas vezes sobre o mesmo processo.

A última nota de ilicitude já tem mais de um ano, mas a decisão está para breve. A PT contestou, mas não deve conseguir escapar à multa.

A AdC não prestou qualquer informação sobre o assunto e a PT escusou-se a comentar. Recentemente, Abel Mateus declarou que em breve iria concluir um processo contra a PT.

PUB

Relacionados

Últimas