Já fez LIKE no TVI Notícias?

Praça de Lisboa em alta com Sonae SGPS e EDP a impulsionar

Relacionados

A bolsa de Lisboa encerrou esta quarta-feira em alta ligeira, impulsionada pela Sonae SGPS e EDP.

O PSI-20 avançou 0,01 por cento, para os 10.599,60 pontos, num movimento de correcção do máximo de mais de cinco anos alcançado na sessão de ontem.

A Casa mãe de Belmiro de Azevedo somou 1,35% para os 1,50 euros. A contrariar o sentimento esteve a Sonae Indústria que derrapou 0,27% para os 7,46 euros. Já a Sonaecom fechou em silêncio nos 5,14 euros.

PUB

A contribuir para os ganhos esteve, ainda, a EDP que trepou 0,56% para os 3,60 euros, apesar da participada da Energias de Portugal (EDP) em Espanha, registar uma queda de 18,7% nos lucros dos primeiros noves meses do ano.

No verde fechou, ainda, o BES que somou 0,81% para os 12,40 euros, depois de esta tarde ter alertado que as investigações, levadas a cabo pela polícia espanhola, tiveram um impacto profundamente negativo no bom-nome e na imagem do Grupo Espírito Santo (GES).

Já o BCP fechou a cair 0,38% para os 2,60 euros depois de ter subido nas últimas três sessões. Esta quarta-feira a rede de microcredito do BCP aprovou 187 operações, num montante total de 2,1 milhões de euros, criando 327 postos de trabalho.

No restante sector financeiro destaque para o BPI mas pela negativa. O banco fechou a derrapar 0,5% para os 5,95 euros. Hoje o presidente do BPI, Fernando Ulrich aproveitou o Fórum Banca e Mercado de Capitais para tecer duras críticas à OPA lançada sobre o BCP. «Continuo a achar a OPA é hostil e tem um preço inaceitável». Garante ainda que está confiante no apoio dos accionistas.

PUB

A impedir maiores ganhos esteve a Brisa, que perdeu 1,38% para os 8,57 euros. O agrupamento Auto-Estradas da Grande Lisboa que integra a Brisa considera que o modelo financeiro da proposta apresentada pelo consórcio da Mota-Engil, no concurso para a concessão da Grande Lisboa «é ilegal».

Também a PT pressionou o índice nacional ao derrapar 0,20% para os 9,75 euros.

Em queda ficou, também, a Jerónimo Martins ao recuar 0,87% para os 16,03 euros depois de ter registado valorizações expressivas e renovado máximos nas últimas quatro sessões.

Na Europa, a tendência foi mista. O DAX caiu 0,2%, o FTSE derrapou 0,08%, o CAC recuou 0,01%. Já o IBEX somou 0,03%.

Nos Estados Unidos, as bolas seguem igualmente mistas, com o Dow Jones a cair 0,25% e o Nasdaq a ganhar 0,26%, isto depois dos resultados decepcionantes de algumas empresas e pelos resultados eleitoriais norte-americanas. Os republicanos de Bush foram derrotados pelos democratas na Câmara dos Representantes após 12 anos.

PUB

Relacionados

Últimas