Já fez LIKE no TVI Notícias?

Consumo de energia cai mas factura duplica

Relacionados

No próximo ano, cada consumidor pagará mais de 550 euros pela energia que consome, quase o dobro da despesa realizada em 2003, e 30 euros acima do projectado para este ano, reflectindo a subida do preço médio do barril de petróleo.

Ou seja, a factura energética total manter-se-á em redor dos seis mil milhões de euros em 2008, o maior valor de sempre, apesar do consumo «per capita» registar, desde há alguns anos, uma tendência ligeira de abrandamento, cita o «Diário Económico». Os especialistas admitem que a principal resposta passa por ganhar mais eficiência.

A conta que Portugal paga pela energia que consome, a maioria importada, representará este ano mais de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB), e a tendência é para que continue a aumentar, suportada pela forte dependência do país face aos combustíveis fósseis, depois de ter atingido um recorde de quase 4% do PIB em 2006.

PUB

O aumento dos gastos com petróleo é um reflexo do efeito combinado do choque petrolífero, da elevada ineficiência no uso da energia e do crescimento débil da economia, concordam os peritos.

PUB

Relacionados

Últimas