Já fez LIKE no TVI Notícias?

Irão «acelera o programa nuclear»

Parlamento iraniano votou hoje uma lei que obriga o Governo a «acelerar»

O Parlamento iraniano votou hoje uma lei que obriga o Governo a «acelerar» o programa nuclear e a rever a cooperação com a Agência internacional da Energia Atómica (AIEA), noticia a Lusa.

Numa reacção à decisão do Conselho de Segurança de impor novas sanções contra o Irão, os deputados aprovaram primeiro o princípio da lei, e depois o seu conteúdo, com uma forte maioria de mais de 160 deputados, dos 203 votantes.

PUB

O texto estipula que «o governo tem o dever, depois da votação da resolução 1737 (do Conselho de Segurança da ONU), de acelerar o programa nuclear e rever a sua cooperação com a AIEA». Todavia, o texto deixa ao cuidado do Governo decidir a forma como vai rever a sua cooperação com aquela Agência da ONU.

«É preciso deixar aos responsáveis executivos a interpretação deste texto, ou seja, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e ao Conselho supremo da segurança nacional», declarou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Hamid Reza Assefi, que veio defender este projecto de lei em nome do Governo.

O presidente do Parlamento, Gholam-Ali Hadad-Adel explicou depois que «isso pode significar deixar a AIEA e o TNP (Tratado de não- proliferção nuclear) ou permanecer neles. Deixaremos a mão livre ao Governo para tomar as decisões».

PUB

Últimas