Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alcatel-Lucent e Vodafone juntas na emissão de Mobile Broadcast

Relacionados

A Alcatel-Lucent e a Vodafone Portugal demonstram esta quarta-feira, pela primeira vez em Portugal, a solução de Mobile Broadcast TV baseada na tecnologia DVB-SH.

Os terminais usados para esta demonstração estão adaptados ao standard DVBSH e são fornecidos pela Sagem Mobiles. Esta demonstração tem lugar na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações em Lisboa, local onde previamente se realizou a reunião informal de Chefes de Estado e Governo nos passados dias 18 e 19 de Outubro.

Esta demonstração ao vivo de Mobile Broadcast TV, baseada no standard DVB-SH, utiliza o espectro de frequência em Banda S (2.17 ¿ 2.20 GHz).

PUB

O espectro está disponível e «pode ser utilizado para a transmissão de serviços móveis via satélite à escala da União Europeia», em especial no que se refere à televisão móvel.

Recorde-se que em 14 de Fevereiro deste ano, a Comissão Europeia emitiu uma decisão sobre o uso harmonizado deste espectro ao nível da União Europeia.

Emissões ao vivo da RTP, SIC e TVI em telefones móveis

Esta demonstração permite que representantes do Governo Português, do sector de televisão, telecomunicações e media vejam emissões ao vivo da RTP Mobile, SIC, TVI e Euronews em telefones móveis.

Esta primeira demonstração em Portugal de Mobile Broadcast TV, no standard DVB-SH, constitui «o reconhecimento do papel que Portugal e o Governo Português desempenham no incentivo das comunicações móveis, e em particular da Televisão Móvel, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia», diz a Vodafone em comunicado.

Segundo a nota da empresa, o objectivo é «disponibilizar os melhores serviços móveis aos clientes, continuando a ser pioneiros na demonstração e lançamento de novos serviços de Mobile TV».

«Ao possibilitar esta emissão de televisão móvel, a Alcatel-Lucent realça a importância de facilitar a inovação e acelerar o desenvolvimento de serviços novos e atractivos para os consumidores, como o Mobile TV¿, afirmou o Presidente e Administrador delegado da Alcatel-Lucent em Portugal, António Beato Teixeira.

PUB

Relacionados

Últimas