Já fez LIKE no TVI Notícias?

Liga dos Campeões: embate de colossos no frio de Munique

Bayern e Manchester retomam «diálogo» recente O outro jogo do grupo do Boavista concentra grande parte das atenções da Europa do futebol. Keane e Effenberg são os regressos num jogo com muita História dentro.

Quando Boavista e Nantes pisarem o relvado do Bessa para darem o pontapé de saída na segunda fase da sua participação na Liga dos Campeões, meia Europa terá os olhos postos no Olímpico de Munique, no outro jogo do grupo A, que coloca frente a frente Bayern e Manchester United. 

Não é para menos: além de estarem frente a frente dois dos mais ricos clubes europeus, e dois recentes campeões da Europa (o Bayern é o titular em exercício, o Manchester conquistou o troféu pela última vez há dois, precisamente diante do Bayern), o jogo desta terça-feira remete para uma longa história comum, iniciada pelas piores razões, em 1958.  

PUB

Foi nesse ano que, ao efectuar uma escala técnica em Munique, após um jogo em Belgrado, a contra para Taça dos Campeões, o avião que transportava a equipa do Manchester se despenhou na capital da Baviera, provocando a morte a 24 passageiros, 8 deles futebolistas dos red devils. 

A evocação desse acidente, que marcou toda a história seguinte do Manchester United, vai ser um dos pontos mais forte da preparação para o jogo desta terça-feira, com Karl-Heinz Rummenigge e Bobby Charlton, velhas glórias dos dois clubes, a protagonizarem uma cerimónia de homenagem às vítimas, colocando coroas de flores na placa que assinala o local do acidente. 

Equilíbrio nos confrontos recentes 

Do ponto de vista desportivo, as memórias, embora menos trágicas, não são menos intensas. Apesar do longo trajecto na mais importante prova de clubes, Manchester e Bayern só se defrontaram pela primeira vez na temporada de 1998/99. Se o embate na fase de grupos resultou em dois empates, o decisivo tira-teimas, em Barcelona, concluiu-se com a vitória do Manchester United (2-1), arrancada de forma incrível com dois golos no período de descontos. 

PUB

A desforra surgiu na época passada, com o Bayern a afastar os red devils nos quartos-de-final, com duas vitórias (2-1 e 1-0) que embalaram a equipa para a conquista da coroa europeia, diante do Valência. 

Com a lembrança recente da humilhação inflingida pela Inglaterra à Alemanha, precisamente no olímpico de Munique (5-1, com hat-trick de Owen e fabulosa exibição de Beckham) as contas ficam um pouco baralhadas, e nenhuma das equipa pode pretender um favoritismo claro. 

Textos relacionados: 

Bayern aposta em Hargreaves 

Keane de regresso no Manchester United

PUB

Últimas