Já fez LIKE no TVI Notícias?

PSD: recessão técnica «não é surpresa»

Relacionados

Projecções da Comissão Europeia são «preocupantes»

O vice-presidente do PSD, António Borges, considerou que «não é surpresa» que a economia portuguesa tenha entrado em recessão técnica e recomendou que a situação do país seja encarada com «a maior das cautelas».

«Não é um assunto que seja surpresa para ninguém. Aquilo que é realmente preocupante são as projecções da Comissão Europeia, que apontam para um cenário muitíssimo mais negativo do que aquele que o Governo insiste em manter», disse o responsável à Lusa.

PUB

Economia portuguesa contraiu 0,9% no último trimestre de 2008

António Borges acusa Governo de falta de prudência

«Temos de encarar toda esta situação com a maior das prudências e a maior das cautelas», acrescentou.

O vice-presidente do PSD comentou desta forma as declarações do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, feitas na segunda-feira, segundo as quais a economia portuguesa caiu 0,9% nos últimos três meses de 2008 face ao trimestre anterior, o que corresponde a um cenário de recessão técnica no final do ano passado.

A quebra de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre de 2008 está subjacente à previsão do Governo de crescimento de 0,3% para o conjunto do ano passado.

A recessão técnica ocorre quando existem dois trimestres consecutivos de variação negativa em cadeia. No terceiro trimestre de 2008 a economia recuou 0,1%.

Recorde-se que a 13 de Fevereiro o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgará a estimativa rápida das contas nacionais do quarto trimestre, incluindo a variação do PIB em cadeia (face ao trimestre anterior) e homóloga (em relação ao mesmo período de 2007).

PUB

Relacionados

Últimas