Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI: resgate grego pode custar até 18.300 milhões

Relacionados

Valor serviria para tranquilizar os mercados

Os peritos do Fundo Monetário Internacional (FMI) estimam que seria necessário colocar em cima da mesa de 20.000 a 25.000 milhões de dólares (14.600 a 18.300 milhões de euros) para tranquilizar os mercados sobre a solidez do resgate grego.

Segundo o jornal «Le Monde», «Era mal visto que Paris destinasse 3.000 milhões de dólares (2.200 milhões de euros) do seu orçamento para ajudar Atenas», disse um dos peritos, considerando que o FMI «dispõe de fundos».

PUB

O director do FMI Dominique Strauss-Kahn ofereceu-se por diversas vezes para participar no resgate das finanças gregas, uma posição rejeitada pelos principais dirigentes da Zona Euro, como o Comissário Europeu dos Assuntos Económicos ou o presidente do BCE.

Diz o jornal francês que, perante um cenário de síncope das economias grega, portuguesa ou espanhola, os europeus preferem organizar-se e preparar um plano de resgate. «São os países da zona que devem demonstrar a sua solidariedade, imagine o ridículo se tivermos que colocar-nos à disposição de uma instituição com sede em Washington», assegurou um dirigente europeu.

O FMI e a União Europeia já tiveram intervenções conjuntas em países como a Roménia, Hungria ou Letónia, mas nunca o fizeram em um país da Zona Euro. O governo grego não exclui a hipótese de recorrer ao FMI, que enviou uma missão técnica a Atenas há algumas semanas.

PUB

Relacionados

Últimas