Já fez LIKE no TVI Notícias?

O esplendor dos Romanov na Ajuda

Esculturas, pintura, trajes e jóias vão ser apresentadas numa exposição com cerca de 600 peças do museu Hermitage

Dois séculos de arte e cultura da Rússia que mostram a riqueza da corte na dinastia Romanov são apresentados numa exposição com cerca de 600 peças do museu Hermitage a inaugurar quinta-feira, no Palácio da Ajuda, noticia a agência Lusa.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e o presidente russo, Vladimir Putin, que estará em Portugal para participar na cimeira entre União Europeia e Rússia, inauguram a exposição, que abrirá ao público no dia seguinte.

PUB

«Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage - de Pedro, o Grande, a Nicolau II» é o título da mostra que ficará na galeria D. Luís I do Palácio Nacional da Ajuda até 17 de Fevereiro.

«Nunca houve no estrangeiro uma exposição tão grande do Hermitage», afirmou o comissário científico da exposição, Fernando António Baptista Pereira, numa apresentação recente de algumas imagens de peças que estarão em Lisboa.

Organizada cronologicamente, a exposição destina uma cor diferente a cada reinado e começa com a evocação de Pedro, o Grande, mostrando logo à entrada da galeria uma estátua deste.

Outras obras vão evocar os reinados das imperatrizes Elisabeth, filha de Pedro I, e de Catarina, uma princesa de origem alemã, que alcançou o trono com a destituição do marido, o czar Pedro II.

O apogeu do império russo é atingido no reinado de Catarina II e é um quadro com o «retrato de Estado» desta imperatriz que surge nos cartazes de divulgação da exposição.

PUB

O último dos czares da dinastia Romanov, Nicolau II, que seria assassinado com a família na sequência da revolução de 1917, também está representado na mostra.

Trajes de Carnaval do imperador, um vestido da imperatriz Alexandra, sua mulher, retratos dos filhos e peças desenhadas pelo joalheiro Fabergé para a família real, incluindo uma jóia com as insígnias imperiais desenhada para a Exposição Universal de Paris merecem destaque.

A pintura terá um papel central, com muitos retratos de figuras da história russa e imagens da cidade de São Petersburgo ao longo dos tempos.

A entrada custa seis euros, mas no primeiro dia, sexta-dia, 26, estará aberta ao público das 21:00 às 24:00 gratuitamente.

PUB

Últimas