Já fez LIKE no TVI Notícias?

ILGA quer que PS legalize casamento entre gays

Associação de defesa dos homosexuais diz que situação em Portugal é «chocante»

A secção portuguesa da International Gay and Lesbian Association (ILGA) desafiou, segunda-feira, o Partido Socialista a tomar posição sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois de a Juventude Socialista (JS) ter excluído esta questão das suas prioridades para 2007, notícia a Lusa.

A secção, que defende os direitos dos homosexuais, acusa o PS de abordar de forma «displicente o direito fundamental do casamento homosexual» e de «perpetuar as desigualdades e a promoção da homofobia», fazendo com que os «gays e as lésbicas em Portugal continuem a ser tratados como cidadãos de segunda».

PUB

«Não existe neutralidade contra a homofobia, nem respeito pelos direitos mais básicos», exalta a ILGA numa alusão ao recuo da JS, que tinha prometido acabar com a discriminação de homosexuais no acesso ao casamento e, à indefinição do PS sobre esta matéria.

Um ano após a ILGA ter entregue à Assembleia da República a petição sobre a igualdade no acesso ao casamento homosexual, esta continua a «ignorar a vontade expressa por mais de sete mil portugueses», alerta a associação para à qual é «chocante» que dois anos depois de os socialistas em Espanha terem acabado com essa discriminação, Sócrates continue continue sem posição na matéria.

Em Fevereiro do ano passado, a JS apresentou na AR um anteprojecto de legalização dos casamentos entre homosexuais, mas adiou a sua discussão para depois do referendo do aborto.

Segundo a JS, após a entrega do documento, o agendamento do diploma depende da vontade da direcção do Partido Socialista, «mas os jovens socialistas contam que isso aconteça», quando o Bloco de Esquerda e «Os Verdes» decidirem agendar os seus projectos nesta matéria.

PUB

Últimas