Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tratado internacional que proíbe armas nucleares pode entrar em vigor ainda este ano

Tratado internacional de Proibição de Armas Nucleares poderá entrar em vigor num espaço de 90 dias

O Tratado internacional de Proibição de Armas Nucleares foi ratificado por um 50.º país, as Honduras, e poderá entrar em vigor num espaço de 90 dias, confirmou a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares.

A assinatura do tratado pelas Honduras foi relatada à AFP por um responsável da Organização das Nações Unidas e surge um dia depois de a Jamaica e Nauru terem submetido as suas ratificações.

PUB

“Hoje [sábado] é uma vitória para a humanidade e promessa de um futuro mais seguro”, referiu o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha, Peter Maurer, num comunicado citado pela AFP.

Também a Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN, na sigla inglesa), distinguida em 2017 com o prémio Nobel da Paz, se congratulou com o “marco histórico” atingido no sábado, falando, num comunicado publicado no seu ‘site’ oficial, num “novo capítulo para o desarmamento nuclear”.

“Décadas de ativismo alcançaram o que muitos disseram ser impossível: as armas nucleares estão proibidas”, afirmou a diretora executiva da ICAN, Beatriz Fihn, citada no comunicado.

A ICAN é uma coligação internacional que reúne centenas de organizações humanitárias, ambientais, direitos humanos, pacifistas e de apoio ao desenvolvimento de cerca de 100 países.

Oficialmente criada em 2007, em Viena, à margem de uma conferência internacional sobre o Tratado sobra a Não Proliferação de Armas Nucleares, a ICAN tem conseguido reunir na sua causa ativistas de todo o mundo, mas também celebridades, como o Dalai Lama, o arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, que já foi prémio Nobel da Paz, ou o músico de jazz Herbie Hancock.

PUB

Últimas