Já fez LIKE no TVI Notícias?

Proveitos totais na hotelaria crescem 3% até Setembro

Relacionados

Hotéis com decréscimo de 3,2% nas dormidas de não residentes

Os proveitos totais na hotelaria aumentaram, entre Janeiro e Setembro, 3% para os 1,6 mil milhões de euros. Já os de aposento cresceram 3,6% para os mil milhões de euros, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O rendimento médio por quarto foi de 33,2 euros, valor inferior em 1,5% ao do período homólogo.

PUB

Além disso, a hotelaria registou 4,2 milhões de dormidas no mês de Setembro deste ano, o que representa um ligeiro decréscimo relativamente a Setembro de 2007 (menos 1,9%), para o qual contribui a redução de dormidas de não residentes (menos 3,2%).

Só no período de Janeiro a Setembro de 2008, os estabelecimentos hoteleiros registaram 10,7 milhões de hóspedes e 32 milhões de dormidas. No que diz respeito ao número de hóspedes observou-se uma variação homóloga positiva de 2,6%, enquanto que o número de dormidas foi sensivelmente igual ao do mesmo período de 2007.

Comparativamente com Setembro de 2007, a análise por tipo de estabelecimento evidencia resultados positivos para o movimento de dormidas nos aldeamentos turísticos (3,1%), nas estalagens (2%) e nos motéis (1,7%). Pelo contrário, os hotéis-apartamentos apresentam uma redução de 5,6%, seguindo-se as pensões (menos 2%), as pousadas (menos 1,7%), os apartamentos turísticos (menos 1,6%) e os hotéis (menos1,4%).

As dormidas dos não residentes atingiram 2,9 milhões, representando uma variação homóloga negativa de 3,2%. Os residentes contribuíram com 1,3 milhões de dormidas, revelando um acréscimo de 1,2% face ao mês homólogo do ano anterior.

Em Setembro, os principais mercados emissores foram o Reino Unido, a Alemanha, a Espanha, os Países Baixos, a França e a Irlanda, que totalizaram 71,9% das dormidas dos não residentes.

PUB

Relacionados

Últimas