Já fez LIKE no TVI Notícias?

Droga: Porto é a região mais problemática

Bairros são a maior preocupação. Instituto da Droga promete apoios

O Grande Porto é a zona do norte do país onde o consumo de droga é mais problemático. De acordo com o delegado regional do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), Avelino Vale Ferreira, das 14 zonas destacadas no estudo do IDT, quatro são no Porto.

«As zonas mais problemáticas são a zona ocidental, a oriental, a zona industrial e o centro histórico do Porto. As áreas prioritárias são mesmo as dos bairros sociais», explicou o responsável dizendo que o IDT está a virar a sua atenção para os locais onde existem discotecas e bares.

PUB

Maior problema no Interior é o Álcool

As restantes zonas destacadas pelo instituto são Braga, Viana, Caminha Vila Real, Alijó e Bragança. Avelino Vale Ferreira explicou ainda que «à medida que nos deslocamos para o interior, o maior problema é o álcool».

Durante a apresentação pública dos resultados do diagnóstico na região norte, o IDT referiu as formas de resposta às necessidades da população. Avelino Vale Ferreira mencionou, sem referir números precisos, que o IDT vai dar apoio financeiro às zonas que necessitarem depois de uma selecção prévia. Garantido está também o apoio com pessoal técnico e com programas de formação.

Questionado sobre a falta de recursos, o responsável considerou que está na altura de «mudar de postura», acrescentando que é preciso usar os recursos que existem.

PUB

Últimas