Já fez LIKE no TVI Notícias?

Avalanche nos Alpes faz pelo menos três mortos

Há uma quarta pessoa que se encontra em estado crítico. Grupo de turistas estrangeiros foi apanhado pelo fenómeno natural

Uma avalanche nos Alpes franceses fez pelo menos três mortos esta quarta-feira. Há ainda uma quarta pessoa num «estado de urgência absoluto», segundo o balanço feito às 18:30.

As informações oficiais dão conta que a avalanche foi desencadeada ao início da tarde no município de Pelvoux, em Ecrins, o maciço que faz parte dos Alpes Ocidentais, a 3.000 metros de altura.

PUB

O fenómeno natural apanhou um grupo de cerca de dez turistas estrangeiros. ​O autarca dos Hautes-Alpes, Pierre Besnard, deu conta inicialmente que seis dessas pessoas estavam em paragem cardíaca e duas ficaram feridas. Entretanto, três acabaram mesmo por morrer e uma quarta está em estado crítico.

O ministério do Interior francês, liderado por Bernard Cazeneuve, também já lamentou o sucedido no Twitter:   A tutela adianta que este ferido, cuja vida está em risco, foi transportado de helicóptero para o hospital de Grenoble.

A Météo France explicou já que «a neve acumulada é relativamente fraca nesta área» e que o que aconteceu está «relacionado com os distúrbios que ocorreram na noite de domingo para segunda-feira, altura em que caíram de 30 a 50 centímetros de neve, acompanhada por vento forte».

O centro de operações de socorro foi montado em Vallouise, que faz parte da região Provença-Alpes-Côte D'Azur. Há muitos bombeiros e equipas de resgate no local, incluindo cães. Foram, inclusive, mobilizados meios de cidades vizinhas. Os trabalhos estão a ser dificultados pelo vento de 80 km/hora que se faz sentir na zona.

 

PUB

Últimas