Já fez LIKE no TVI Notícias?

Coreia do Norte lança mísseis após novas sanções da ONU

Foram mísseis de curto alcance que caíram na água, horas depois de um novo pacote de sanções ter sido aprovado nas Nações Unidas

A Coreia do Norte lançou vários mísseis de curto alcance a partir da sua costa oriental, numa aparente demonstração de força após as sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, informou o Ministério da Defesa de Seul.

O exército popular norte-coreano lançou os mísseis para o Mar do Japão a partir da localidade de Wonsan, no sudeste do país, disse à agência EFE um porta-voz da Defesa de Seul, sem dar mais detalhes. Os projéteis caíram na água.

PUB

A ação norte-coreana surge horas depois de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado, em Nova Iorque, uma resolução que impõe restrições comerciais ao país comunista em resposta aos últimos testes nucleares e de mísseis de longo alcance.

A discussão destas sanções arrastou-se durante semanas na ONU, já que a China é amiga da Coreia do Norte, mas, alcançado finalmente um acordo, Barack Obama pronunciou-se para dizer que "a comunidade internacional está a falar a uma voz" e a dizer à Coreia do Norte que deve abandonar os programas nucleares e os lançamentos de mísseis. 

As sanções vão desde embargos às exportações de carvão e outros minerais usados nos programas nucleares às pequenas armas, como descreve a BBC. 

PUB

Últimas